1. Introdução de técnicas agroecológicas inovadoras

  • Criação de campos experimentais: Serão criados três campos experimentais, onde serão preconizados os princípios da agroecologia que utiliza o conhecimento da agricultura tradicional a par das tecnologias modernas, sendo adaptável a sistemas agrícolas de pequena e grande escala, aumentando a produtividade e criando resiliência a longo prazo
  • Criação de viveiro: Será criado um viveiro onde serão replicadas as espécies identificadas como as mais adequadas para a instalação de sistemas agroecológicos na Ilha.
  • Ensaios de cultivo de espécies forrageiras: Nos campos experimentais serão feitos ensaios com várias espécies forrageiras, com vista a identificar quais as espécies que apresentam maior produtividade para satisfazer as necessidades nutritivas dos rebanhos caprinos que predominam na Ilha.
  • Ensaios para produção de ração: Serão realizados ensaios para a produção de ração utilizando matéria verde existente localmente, sujeita a secagem para posterior peletização. Pretende-se, utilizando sistemas de briquetes simples, suprir as necessidades dos rebanhos nas épocas de maior escassez de alimento verde.
  • Incorporações de matéria orgânica no solo: Utilizando diversas técnicas agroecológicas, é fundamental, uma vez que o carbono orgânico do solo contribuir de forma determinante para melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
  • Cobertura de culturas: Para além da redução das oscilações térmicas, as coberturas trazem numerosas vantagens para as plantas, favorecendo a fertilidade do solo, o aumento da atividade microbiana, a eliminação de plantas invasoras e o incrementando da disponibilidade de água para as plantas, contribuindo de forma relevante para o aumento da produtividade agrícola.
Parceria e cofinanciamento

© Copyright 2021 ADPM. Todos os direitos reservados.