2. Fomento da disponibilidade de água para a agricultura

  • Captação de água do nevoeiro: Apesar de estar comprovada como excelente solução para incrementar a disponibilidade de água para a agricultura, nomeadamente em ambientes áridos, esta prática não está ainda disseminada na Ilha de Santo Antão. A atividade consiste na instalação de coletores de água do nevoeiro nos campos experimentais, por forma a “aproveitar” este recurso, bem como para divulgar esta inovação junto dos agricultores, que poderá mitigar um dos principais constrangimentos à produção agrícola da ilha e do País. 
  • Aplicação de hidrogéis: Os hidrogéis são polímeros hidrorretentores capazes de absorver grande quantidade de água e nutrientes, com a capacidade de liberação gradual para a planta, exatamente onde a planta necessita, na região das raízes. Estão a ser utilizados como alternativa viável para melhorar o armazenamento de água em áreas de escassez de água para fins agrícolas, assim como “coccons”, reservatórios de material orgânico onde se coloca água que vai sendo libertada gradualmente, ajudando a manter a água disponível para a planta ao longo de mais tempo. O projeto irá utilizar estas soluções nos campos experimentais, bem como divulgar estas tecnologias junto dos agricultores santantonenes, para utilização noutras parcelas agrícolas.
  • Sistema de captação e reservatórios para água da chuva: Apesar dos períodos de seca mais ou menos prolongados, na época das chuvas ocorre precipitação intensa que poderá ser armazenada para fins agrícolas, se existir capacidade de armazenamento. Com este propósito será construída uma cisterna no Planalto Norte onde o acesso à água é particularmente difícil. 
  • Rega gota-a-gota com painéis solares: A disponibilidade de água para fins agrícolas é um fator critico para o aumento da produtividade agrícola, pelo que serão instalados sistemas de rega gota-a-gota nos centros experimentais.
Parceria e cofinanciamento

© Copyright 2021 ADPM. Todos os direitos reservados.